Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Aflições  »  A insônia durante a gravidez - o que fazer?

A insônia durante a gravidez - o que fazer?

Publicado em categoria Aflições       
A insônia durante a gravidez - o que fazer?

A insónia é uma aflição que, em conjunto com o desenvolvimento do feto, afeta um número crescente de mulheres grávidas. As razões para isso são muitas, mas existem maneiras de, pelo menos parcialmente lidar com ela.

Quais são razões da insónia?

O primeiro trimestre da gravidez, no contexto da insônia, é realmente um paraíso para as futuras mães. Nesta fase normalmente não têm quaisquer problemas com adormecer e de manhã simplesmente não lhes apetece levantar-se de madrugada. Infelizmente, nos próximos meses, todas as mulheres grávidas devem contar com noites sem dormir.

A principal razão para a falta de sono é a barriga a crescer, o que dificulta para as mães em encontrar uma posição confortável deitadas. Muitas mulheres também se queixam, no entanto, que outras aflições relacionadas com a gravidez não lhes permitem dormir bem. Trata-se aqui de, entre outras coisas cãibras em panturrilhas, visitas frequentes a casa de banho por causa da pressão do útero sobre a bexiga e problemas respiratórios quando o útero faz pressão no diafragma. Muitas das mães também queixam-se ao aumento da atividade do seu filho mesmo à noite. Os pontapés seguidos podem ser uma razão para despertar.


Como lidar com insónias?

Infelizmente, não existe uma solução maravilhosa que vai fazer com que logo depois de se deitar vamos facilmente adormecer. No entanto podemos preparar-nos e o espaço em que dormimos, para que o descanso seja mais agradável.

Primeiro de tudo, lembre-se que o quarto em que dormimos, deve ser o nosso refúgio, não devemos levar para lá o trabalho ou discussões com o parceiro. Antes de ir dormir, devemos ventilar o quarto e tentar garantir que a temperatura não ultrapasse 21 graus. Estores e cortinas devem ser fechados para que não nos incomode a luz da rua.

Se o tempo estiver bom, vale a pena dar um passeio, mesmo se fosse curtinho, só para entregar um pouco de oxigénio para o organismo. Em vez de um banho rápido, podemos tomar um banho quente relaxante e antes de dormir beber um copo de chá de cidreira. Quando não temos posição confortável é um grande desconforto, mas o melhor é tentar dormir no lado esquerdo, como esta posição melhora o fluxo de sangue em nosso corpo, e, portanto, adormecer pode ser um pouco mais fácil.