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A retenção de água no organismo - reconheça a causa e livre-se dos inchaços

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A retenção de água no organismo - reconheça a causa e livre-se dos inchaços

O calor, a menstruação ou a má alimentação podem ser causas de retenção excessiva da água nos tecidos do organismo. Como resultado, sentimo-nos com mais peso, cansados e irritados e a balança de um dia para outro mostra alguns quilos a mais.

A retenção de água no corpo pode ser o sintoma duma doença. Aparece no caso dos pacientes com insuficiência cardíaca, varizes, devido a trombose, doenças de rins e fígado, assim como no caso de hipotiroidismo. Também pode ser um efeito colateral de uso de certos medicamentos. Se a retenção de água torna-se co atormentado permanentemente, você deve visitar um médico. No entanto quando este problema está a aparecer só de vez em quando, está na boa altura para começarmos a observar a nossa dieta e o estilo de vida.


Água a mais ou a menos?

Pode parecer que limitar a ingestão de líquidos deve resolver o problema. Nada poderia estar mais longe da verdade. O organismo retém água quando não tem água suficiente. Se bebemos menos do que um litro de líquidos, a água acumula-se nos tecidos, pois desta forma o corpo defende-se contra a desidratação. Beba pelo menos 2 litros de água por dia para ajudar a prevenir essa reação. Durante dia de calor e com o aumento de atividade física, a necessidade de beber água aumenta. É importante bebê-la regularmente - beber com frequência, mas em pequenos goles. O consumo abusado de água e com intervalos mais longos pode contribuir para a perda de minerais do organismo.  


Sódio, potássio e proteínas

A retenção de água é um efeito de consumpção de muito sódio. É consumido, juntamente com os produtos altamente processados, salgadinhos, snacks, alimentos enlatados, refeições e molhos em pó, produtos prefeitos e fast food. Para manutenção do equilíbrio de gestão da água no organismo, temos que eliminá-los da nossa dieta e substituir por legumes e frutas. Também irá contribuir nas mesmas regras a limitação do uso do sal na preparação dos alimentos. Devemos introduzir no nosso menu diário alimentos ricos em potássio: tomates, leguminosas, laranjas, bananas, batatas e pão de trigo integral. É muito importante para o seu organismo para encontrar o equilíbrio certo em uma concentração de eletrólitos mais importantes, então sódio e potássio. O organismo do organismo de um adulto é, adequadamente, 1500 mg e 4800 mg por dia. No caso do sódio é não mais do que uma colher de chá de sal por dia. Infelizmente, hoje em dia comemos uma grande quantidade de sódio oculto, ultrapassando significativamente esta norma.


Desequilíbrio hormonal

Outra razão para a retenção de água nos tecidos é o aumento dos níveis de estrogénio. Por isso os inchaços característicos aparecem antes da menstruação ou enquanto estiver a tomar pílulas. Nesta altura ajuda a beber muita água e infusões de ervas, e também alimentação saudável.