Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Dicas  »  Efeitos desagradáveis da menopausa - como lidar com eles?

Efeitos desagradáveis da menopausa - como lidar com eles?

Publicado em categoria Dicas       
Efeitos desagradáveis da menopausa - como lidar com eles?

A menopausa, de mesma forma que a primeira menstruação ou gravidez, é um momento especial na vida de uma mulher. Junto com ela, desaparecem capacidades reprodutivas – o organismo já não produz mais óvulos.

Como se preparar para a menopausa?

Algumas mulheres passam por várias alterações fisiológicas quase sem problemas. Podem então não sentir de forma nenhuma efeitos desagradáveis da menopausa. Normalmente, no entanto, a menopausa é uma altura bastante complicada. Mas tanto antes do início como durante pode evitar as mudanças negativas. Sem dúvida, o ritmo acelerado da vida, funcionamento em alta stress, má nutrição e atividade física ocasional tornam a menopausa ainda mais insuportável. Deve tentar melhorar a qualidade de vida ainda antes, especialmente de forma a introduzir atividade física regular, sono de qualidade e uma boa dieta.

Menopausa exige aplicação de uma dieta saudável. Não deve conter muitos alimentos que contêm gorduras saturadas (estes encontram-se principalmente em produtos de origem animal). É melhor reduzir o café, cigarros, refrigerantes e doces. Recomenda-se consumir grandes quantidades de alimentos ricos em fitoestrogênios - estrógenos vegetais que seu organismo reconhece como seus. Podem ser encontrados nas sementes de leguminosas, linhaça e óleo de linhaça, trigo, aveia, milho ou cenouras.
 

Fitoestrogênios ou HRT?
 

A razão pela qual sente-se os sintomas da menopausa é deficiência de estrogênio. Completar essas deficiências permite-lhe minimizar o desconforto durante a menopausa. Existem duas formas – terapia com fitoestrogénios ou terapia de substituição hormonal.

Os fitoestrogénios, embora pela estrutura pareçam hormonas humanas, não afectam a melhoria de saúde nem melhoram o bem-estar. Organismo reconhece-os como estrogénio verdadeiro e liga-los para os neurônios do hipotálamo como os seus próprios. Têm no entanto o poder muito mais fraco do que os hormônios femininos naturais. Vão ajudar mais às mulheres que sofrem so dos efeitos básicos da menopausa e em pequena escala. Mas há uma condição, de que vão aproveitar não só de fitoestrogênios da dieta, mas também dos suplementos prontos. A quantidade de hormônios em produtos alimentares não é suficiente para ser falar de suas propriedades terapêuticas.

Sem duvida, mais eficaz é a terapia de reposição hormonal, que regula claramente a deficiência de estrogênio e minimiza os sintomas cansativos da menopausa. Tem também várias outras vantagens como a redução do colesterol, maior protecção contra a diabetes tipo 2 e a osteoporose, a melhoria dos vasos sanguíneos e controlo da pressão arterial. Quando HRT é utlilizado sob supervisão médica, em um doses devidamente fixadas e antes de 60 anos de idade, pode ser considerado não apenas eficaz, mas também seguro.