Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Dicas  »  Métodos eficazes para proteger-se contra a cárie dentária

Métodos eficazes para proteger-se contra a cárie dentária

Publicado em categoria Dicas       
Métodos eficazes para proteger-se contra a cárie dentária

É considerada uma das doenças da civilização, e estima-se que afeta 98% dos portugueses. A causa principal é uma dieta rica em açúcares e falta de atenção à higiene oral.

Os restos de comida formam uma placa que acumula-se firmemente nos dentes. Sob a influência de bactérias presentes na boca, fica dura e causa tártaro. Esse processo começa uma hora depois da última refeição. As bactérias produzem também grandes quantidades de ácido para decompor açúcares. Estes ácidos atacam o esmalte e enfraquecem a estrutura dele. Como neutralizar estes processos e não deixar que levem à formação de cárie dentária?

1 Primeiro de tudo - higiene. Escovar dentes regularmente - de manhã, da tarde e depois de cada refeição, de forma precisa, com duração de alguns minutos e com apoio de uma lavagem com líquido dental adequado. É importante fornecer o flúor, que está em quantidades muito limitadas em alimentos. A falta dele deve se suplementar com suplementos ou usar os produtos de cuidado oral ricos nele.

2 Visitas frequentes ao dentista. O dentista vai remover o tártaro, que às vezes pode empurrar as gengivas, e causar a regressão delas e expondo tocos de dentes, que são assim mais vulneráveis. Vai suavizar as bordas já afetadas por cárie dentária, e parar o desenvolvimento de erosão, prescrever espumas e loções adequadas, pode aplicar o verniz.

3 A dieta. Os principais blocos de construção da polpa dental é o cálcio, devemos proporcionar-lho junto com a vitamina D que vai facilitar a absorção dele, e limitar os produtos que causam a lixiviação - café, chá, cola, sal, proteína animal. Substituição de doces com frutas e snacks tipo batatas fritas com legumes frescos resultará em acúmulo menor de tártaro e produção menor de ácidos que degradam o esmalte. A mudança para uma dieta mediterrânea também vai resultar em fornecer o corpo com mais vitaminas (A que funciona de forma bactericida, e C que aumenta a circulação do sangue nas gengivas).

A cárie dentária impede mastigar comida de forma precisa. Isto, faz com que é digerido por mais tempo, problemas digestivos, digestibilidade de ingredientes reduzida. Como resultado, a falta de preocupação com os dentes pode levar a muitas complicações e doenças graves, incluindo doenças cardiovasculares.