Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Dicas  »  Queda de cabelo - como prevenir?

Queda de cabelo - como prevenir?

Publicado em categoria Dicas       
Queda de cabelo - como prevenir?

O cabelo denso e forte é um símbolo mitológico de masculinidade, basta pensar no Sansão e Hércules. No entanto, a cada terceiro homem entre 25 e 45 anos de idade começa o processo de calvície.

A razão para a perda de cabelo pode ser ligada aos desordens hormonais, medicamentos (por exemplo antidepressivos), estresse e má alimentação. Um grande papel tem aqui predisposição genética. A causa mais comum é alopecia androgenética que toca cerca de 60% dos homens com mais de 50 anos de idade. O derivado da testosterona - didrotestosterona - faz com que os folículos capilares produzem pó delicado em vez de cabelo forte e comprido. A queda natural no caso dos homens são por volta de 100 cabelos por dia. Nestes com excesso de DHT este montante não é maior, simplesmente o cabelo não se regenera e não volta a crescer.

Os genes de calvície são geralmente herdados do pai. As perdas começam nas entradas na zona da frente temporomandibular ou no topo da cabeça e sob a forma grave pode aparecer já com a idade de 16-18 anos. Hormonas masculinos também são responsáveis pela secreção excessiva de sebo - perda de cabelo é procedida pelo aparecimento de caspa oleosa. Neste caso, pode tomar medidas para evitar o desenvolvimento de microorganismos fermentados a usar os champões que contêm sulfato de selênio e piritionato de zinco.

Além de hormonas e genes, o estilo de vida é muito importante. Uma dieta errada resulta em perda de cabelo intensa. Devem ser incluídos na dieta os alimentos que contêm selênio, zinco, ferro e vitaminas E, C, B, F então peixes, marisco, produtos lácteos, farelo de trigo, grãos, feijão, legumes. Este tipo de perda de cabelo é chamado telegênico e desaparece após establização de níveis de minerais no organismo. É parecido também no caso de perda de cabelo anágena que é causada por tratamento de longo prazo com quimioterapia, terapia de radiação ou antibióticos. Depois de terminar o tratamento, o cabelo volta à sua forma antiga.

Dermatologista ou tricologo vai reconhecer facilmente, com o qual tipo de perda de cabelo está a lidar e recomendar o tratamento apropriado.