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Artrites - causas, sintomas, tratamento

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Artrites - causas, sintomas, tratamento

"Doem-me os ossos, deve ser o tempo" - muitas vezes ouvimos estas palavras. O que é preocupante, é que é dito pelas pessoas cada vez mais jovens. Subestimação de sons e sinais incomuns provenientes de nosso sistema esquelético podem levar a consequências desagradáveis.

Todos os sons esquisitos de ossos deviam ser um sinal de alarme. Tal como a dor que sentimos quando levantamos pesos, levantamo-nos de cadeira, subimos as escadas etc. Artrose - sofrem dele até 50% de pessoas com mais de 50 anos de idade e afeta as mulheres com mais frequência, a atacar as áreas mais intensamente exploradas durante o funcionamento diário. A cartilagem articular é uma espécie de amortecedor entre os ossos, que se desgasta com a idade, perde a elasticidade, como borracha seca. A flexibilidade dele também pode ser estragada com a sobrecarga súbita, esforço intenso com desportos competitivos, forma do trabalho (por exemplo ficar a longo prazo de uma posição) e excesso de peso. Ocasional jogo de vólei na praia ou um passeio de bicicleta para fora da cidade sem uma preparação adequada podem se tornar uma causa do problema, em vez de forma despreocupada de passar o tempo livre. No grupo de risco também estão pessoas expostas ao stress crônico, que sofrem de diabetes ou hipotireoidismo.

O processo de tratamento de artrite é longo e complicado - podem ser esteroides (que pode se escrever muitos sobre efeitos colaterais deles), a injeção de ácido hialurónico - um dos componentes do enchimento da cápsula articular, crioterapia, correntes diadinâmicas. É preciso ter cuidado com os produtos disponíveis no mercado sem uma prescrição anti artrite - a utilização deles a longo prazo pode levar a danos no sistema digestivo. No entanto todos os tipos de pomadas fornecem apenas um efeito a curto prazo. O último recurso é a cirurgia.

A coisa mais importante é como sempre a prevenção - exercício físico regular e moderado, durante qual as articulações trabalham na posição natural. Andar de bicicleta, nadar, "nordic walking" - tudo adaptado às nossas capacidades. Evitar carga demasiada, sapatos confortáveis, livrar-se do excesso de peso. Desta forma saberemos as mudanças de tempo só através da janela.