Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Doenças  »  Causas, sintomas e tratamento do diabetes

Causas, sintomas e tratamento do diabetes

Publicado em categoria Doenças       
Causas, sintomas e tratamento do diabetes

De acordo com estimativas, cerca de 800 000 pessoas em Portugal está a lutar com diabetes. Hoje em dia é uma doença tão presente que, em certo sentido, ela é tratada como uma das doenças da civilização. Ainda pior, o diabetes está a ser cada vez mais diagnosticado em crianças também.

O diabetes é uma doença em que as pâncreas não produzem insulina suficiente ou param mesmo a produção deste hormônio importante ne regulação dos níveis de açúcar no sangue. É difícil identificar as razões da sua formação. Parece que são importantes aqui tanto os fatores genéticos como ambientais. No entanto, a propagação da doença em países altamente desenvolvidos confirma um papel significativo de forma de vida e de nutrição na etiologia desta doença. A obesidade, uma dieta baseada em alta ingestão de gorduras e doces, baixa atividade física, estes são os mecanismos mais comuns que levam ao diabetes tipo 2, entáo a forma mais comum. A situação é ligeiramente diferente no caso do diabetes tipo 1, que tem suas raízes no funcionamento do sistema imunológico e doenças genéticas.

Os sintomas do diabetes são tão comuns que é difícil de confundi-los com qualquer outra doença, no entanto muitas vezes pode acontecer que inicialmente vão ser ignorados. Sáo os estados comos cansaço, sonolência, aumento do apetite, perda de peso, poliúria, a susceptibilidade para as infecções. Embora quando cada um desses sintomas ocorrer separadamente não significa nada preocupante, quando aparecem juntos é tão característico que deve ser preocupante.

O tratamento do diabetes depende principalmente do tipo de gravidade. Tipo 1 requer insulina, tipo 2 são principalmente ações de prevenção - uma dieta saudável, atividade física e redução da obesidade que é a base. Em casos mais graves, usa-se medicações.