Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Doenças  »  Hipertireoidismo - sintomas mais comuns

Hipertireoidismo - sintomas mais comuns

Publicado em categoria Doenças       
Hipertireoidismo - sintomas mais comuns

Se a glândula tireóide produz grande quantidade de hormônios, fala sobre seu hipertireoidismo. Donde é que vem esta doença, quais são os sintomas e como tratá-la?

Localizada na parte inferior do pescoço, na parte da frente, entre a laringe e a traqueia - a tiróide é uma glândula em que são produzidos hormonas importantes para o organismo: tiroxina, calcitonina, e tri-iodotironina. Estes hormonas afetam o metabolismo e a regulação do funcionamento cálcio-fósforo do organismo. Os problemas de tireóide mais comuns são o hipotireoidismo e hipertiroidismo, mas o primeiro é mais comum. No caso do hipotiroidismo, tireóide produz muito pouco hormona, e no caso de hipertiroidismo - demasiada. E uma e outra doença provocam sintomas desagradáveis e as mudanças que precisam ser abordadas.

Pode haver várias causas de hipertireoidismo. As mais comuns são: doença de Graves e doença de Plummer, ou bócio nodular tóxico. Em ambos os casos há uma falha em resposta da tiróide aos sinais vindos da pituitária e, por conseguinte, a produção excessiva dos hormonas.

Os sintomas mais comuns do hipertireoidismo incluem: perda de peso rápida e substancial apesar de alimentação forte, irritabilidade, agitação e insônia, palpitações, tremores das mãos, sudorese, bócios alargados. Outro sintoma comum é a diarréia, que está relacionado com o metabolismo muito intenso. No caso de mulheres em idade fértil também é observado ciclo menstrual anormal. Pessoas que sofrem de hipertireoidismo, também se queixam frequentemente de problemas com a pele e fraqueza muscular das partes inferiores.