Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Doenças  »  Neurose de ansiedade - sintomas e tratamento

Neurose de ansiedade - sintomas e tratamento

Publicado em categoria Doenças       
Neurose de ansiedade - sintomas e tratamento

No entendimento comum a neurose, de certa forma de acordo com o nome, está associada aos distúrbios do sistema nervoso, causando alguma instabilidade e nervosismo. Por enquanto, a medicina qualifica-a como um distúrbio psicogênico, causado pelos conflitos, lesão psicológica ou traços de personalidad

O elemento básico de todos os tipos da neurose é o medo, e por isso os psiquiatras hoje em dia frequentemente usam o termo neurose em relação aos neuroses de ansiedade de vários tipos. No entanto, no caso de neurose de ansiedade, tensão, insegurança, medo, passam para o primeiro plano. Junto com o estado de espírito piorado, problemas com o sono e concentração, apatia, distúrbios emocionais, podem aparecer sintomas físicos muito dolorosos - dores de cabeça, coração, estômago, problemas de visão e audição, dormência, paralisia, diarreia ou prisão de ventre, diminuição do equilíbrio, e muitos outros. Nem sempre percebemos que vários sintomas não necessariamente indicam uma doença do corpo, mas na verdade podem ser uma manifestação da neurose de ansiedade. Nesses casos, o especialista geralmente sem problemas reconhece a verdadeira razão das dores.

 

A neurose pode e deve ser tratada. Existem vários métodos psicológicos de lutar com esta doença, que vão desde a psicoterapia interpessoal por terapia cognitivo-comportamental, até relaxamento progressivo ou meditação. Em casos mais graves, os medicamentos são aplicados. Também podemos lutar sozinhos para impedir os ataques de pânico e fobias principalmente usando uma variedade de técnicas de relaxamento. A capacidade de soltar e relaxar é muito importante na luta com a ansiedade. Mesmo benéficos podem ser exercícios de respiração. Por vezes, a presença da outra pessoa pode ser suficiente para ultrapassar a preocupação dentro de nos. Um bom método é também uma distração de algo que causa medo e movê-la para outro objeto.