Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Doenças  »  Nodos linfáticos aumentados : causas, sintomas, tratamento

Nodos linfáticos aumentados : causas, sintomas, tratamento

Publicado em categoria Doenças       
Nodos linfáticos aumentados : causas, sintomas, tratamento

As glândulas de alguns milímetros são uma parte importante do sistema linfático, para a descarga da toxina colhida a partir do corpo para os rins através da linfa. O inchaço pode ser um sinal de situações preocupantes no organismo.

As principais e mais sentidas aglomerações estão localizadas no pescoço, nas orelhas, sob a mandíbula, axilas e virilha, embora no total haja algumas centenas de gânglios linfáticos. O seu alargamento significa que o corpo entra no processo da doença, durante o qual os linfócitos e macrófagos (células imunes, que são um conjunto de nodos linfáticos) multiplicam para lutar contra os agentes patogénicos. Outras razões para a linfadenopatia ocorrerem podem ser vários tipos de cancro, por exemplo os linfomas que surgem do crescimento anormal de células do sistema linfático. As causas mais comuns são a ampliação viral (ex. sarampo, rubéola, varicela, hepatite), bacterianas (amigdalite, tuberculose, infecções de ouvido, garganta e amígdalas, etc.), um protozoário (toxoplasmose) ou fúngica. Às vezes, eles é causada pelos parasitas, doenças dos dentes (cáries) e certos medicamentos (antibióticos sulfonamidas, agentes anti-epilépticos, etc.). Pode ser também uma reacção à vacinação, particularmente contra as doenças virais.

Inflamação dos gânglios linfáticos pode se manifestar de duas maneiras:

- Glândulas tornam-se moles, propensas a deslizar contra a pele; durante o toque há dor e a pele ao redor do nódulo linfático torna-se quente e corada; este tipo de inflamação geralmente passa após 14-20 dias

- Os linfonodos são significativamente maiores (cerca de 2 cm ou mais), estão duros, muitas vezes agrupados; não causam dor, mas podem crescer juntos ao tecido adjacente; esta condição geralmente persiste por mais de 2-3 semanas e requer consulta médica imediata.

Se a razão para a nodos linfáticos aplificados for cancro, são acompanhados pela febre alta, dor de cabeça, suores noturnos e perda de peso.

O tratamento da inflamação de gânglios linfáticos é feito de várias maneiras. A terapia com antibióticos combina-se com analgésicos e antiinflamatórios que aliviam sintomas de infecção. Além disso, aplica-se compressas frias e uma dieta rica em vitamina C que melhora a imunidade. No caso de abcessos, pode ser necessário submeter a cirurgia. É importante para diagnosticar os sintomas e iniciar o tratamento o mais rapidamente possível para evitar o agravamento do desenvolvimento da doença. Deve também ser notado que os problemas de nódulos linfáticos são mais comuns em crianças, porque o sistema linfático desenvolve neles até 12 anos de idade.