Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Doenças  »  Pneumonia - sintomas e tratamento

Pneumonia - sintomas e tratamento

Publicado em categoria Doenças       
Pneumonia - sintomas e tratamento

Todos os anos 1% de Portugueses sofrem de pneumonia, e ainda no século XIX era uma das causas principais da morte. Hoje em dia a pneumonia é altamente curável se diagnosticada na fase inicial.

A pneumonia é uma inflamação causada pela infeção com vírus (por exemplo, os vírus do sarampo, influenza ou sarampo) ou bactérias (streptococcus, as vezes staphylococcus), menos vezes microrganismos (mictoplasmas e clamídia). É uma reação defensiva à infeção do parênquima pulmonar, em que no seguimento nos alvéolos ficam produzidos líquidos.

Em termos de onde vêm, podemos dividir em duas fontes: estes fora do hospital (adquiridos na escola, casa, trabalho) e adquiridos no hospital que ocorrem em pacientes que estão internados por outras causas por mais do que 48 horas. Estas segundas são mais perigosas e têm a taxa de mortalidade mais elevada, porque estão ligadas com os pacientes durante o tratamento, e assim com distúrbios imunológicos como um resultado de outras doenças ou de tomar medicamentos que enfraquecem o sistema imunitário.

A inflamação pode também ser desenvolvida por causa de inalação de poeira e substâncias tóxicas (cloro, fosgénio, mostarda de enxofre). Outros fatores de risco incluem idade avançada, fumar cigarros, estilo de vida anti-higiênico, doenças crônicas (diabetes, aterosclerose, insuficiência cardíaca).

Pneumonia típica é acompanhada de febre, tosse com pus, dor no peito, respiração com dificuldades, falta de ar, dores nos músculos e articulações. Se a febre persistir durante vários dias, deve consultar o médico, porque pode ser necessária aplicação de antibióticos.

Além de aplicar os medicamentos prescritos pelo médico, é importante também o cuidado apropriado do paciente. O quarto em que reside deve estar bem ventilado, com alta humidade (pode se usar humidificadores de ar ou toalhas molhadas sobre os radiadores). É eficiente esfregar o peito com álcool salicílico ou canfórico. Não é aconselhável passar muito tempo deitado na cama, porque a posição horizontal piora ventilação pulmonar. Para a dieta equilibrada e leve, deve se juntar grandes quantidades de sumos de frutas e vegetais.