Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Exames  »  Para que é que serve o teste de papanicolau e com que frequência deve ser feito?

Para que é que serve o teste de papanicolau e com que frequência deve ser feito?

Publicado em categoria Exames       
Para que é que serve o teste de papanicolau e com que frequência deve ser feito?

O câncer de colo útero é um dos tipos mais comuns de câncer. No entanto graças aos exames de papanicolau feitos com regularidade, pode se reconhecer a doença no etapa inicial e começar a luta eficaz.

Teste de papanicolau é um nome popular para o exame de colo do útero que é feito na prevenção de cancro do colo do útero durante um exame ginecológico. É de grande importância para a saúde das mulheres, porque o cancro do colo do útero geralmente se desenvolve ao longo de vários anos, e antes da sua criação é visível assim chamada condição pré-cancerosa que papanicolau é capaz de capturar. Detectado precocemente, o cancro de colo do útero é totalmente curável.

Embora existam os fatores de risco adicionais, incluindo a iniciação sexual precoce, um grande número de parceiros, idade 45-55 anos, fumar, ou um grande número de partos, tem que se saber que este risco se aplica a praticamente todas as mulheres. Cancro do colo do útero é um resultado da infecção com o vírus do papiloma humano HPV. Por esta razão, deve-se fazer o teste de papanicolau profilaticamente a cada dois ou três anos e não no prazo superior a três anos após o início da vida sexual. Se, no entanto, tem havido uma infecção por papilomavírus, ou tem outros factores de risco, deve-se fazer o exame todos os anos. Teste pode ser feito durante um exame ginecológico de rotina e é um tratamento totalmente indolor e, em muitos casos, pode ser o teste que vai salvar a vida.