Está aqui: Saúde, beleza, estilo de vida  »  Exames  »  Quais são os exames que os homens deviam fazer com frequência?

Quais são os exames que os homens deviam fazer com frequência?

Publicado em categoria Exames       
Quais são os exames que os homens deviam fazer com frequência?

Os exames feitos com frequência são uma maneira mais eficaz de prevenir um número grande de doenças. Os homens muitas vezes não vão ao médico a pensar que se nada os dói, então está tudo bem.

Os homens muitas vezes não vão ao médico a pensar que se nada os dói, então está tudo bem. No entanto, as doenças típicas para homens, tais como diabetes ou aterosclerose que levam as doenças cardíacas ou tumores, no estágio inicial não apresentam sintomas claros nem dolorosos. A prevenção é sempre mais fácil do que o tratamento, e no caso de condições detetadas na fase inicial, muitas vezes não são difíceis de eliminar através de medidas terapêuticas ou profiláticas. Os exames básicos que devem ser feitos regularmente incluem (por idade):

18-39 anos: Todos os anos: pressão arterial, controle de peso e crescimento, uma visita ao dentista. A cada 2-3 anos: colesterol e morfologia.

40-65 anos: Todos os anos: exames de controlo de um cancro (pele, da tiroide, dos gânglios linfáticos, próstata e cólon), principalmente os parâmetros físicos, tais como tumores, inchaços, o tamanho correto, alterações na pele. Além disso, a pressão arterial, visitas ao dentista, colesterol e morfologia. A cada 2-3 anos, é necessário: verificação de peso, controlar a obesidade e gordura dos tecidos, exame de fezes, visita a oftalmologista e exame para glaucoma. Com menos frequência, porque em cada 3-5 anos, deve fazer controlo de níveis de açúcar, exame de próstata, controle de níveis de açúcar, de testosterona e o ECG do coração.

Mais de 65 anos de idade: Todos os anos deve ser verificada a pressão arterial, exame da pele, tireoide, linfonodos, próstata e cólon por sinais de câncer, controle de fezes para a presença de sangue, colesterol, morfologia e exames da próstata. A cada 2-3 anos, devem ser verificados níveis de hormonas da tireoide e de açúcar no sangue, exames básicos de urina, ECG cardíaco, testosterona e exames oftalmológicos.

Obviamente são apenas os conjuntos de exames obrigatórios mais importantes, cujo número aumenta com a idade. O médico depois de verificar os resultados pode emitir um encaminhamento para uma análise mais detalhada.